sábado, 8 de outubro de 2011

As múltiplas linguagens na educação infantil



             "A linguagem tem sido um eixo de trabalho muito importante na Educação Infantil. Muitas propostas pedagógicas defendem a idéia de que ela permeia as outras partes do currículo. Na Educação Infantil, devem-se considerar as diferentes linguagens presentes na sala de aula e em nosso mundo contemporâneo. Nesse sentido, é importante considerar que o aluno deve ser capaz de compreender e de comunicar-se nas mais variadas linguagens." (FAEL)
                Para que a prática do professor da Educação Infantil considere as múltiplas linguagens  no trabalho pedagógico e assim facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças. É preciso inicialmente lembrar que a criança pequena tem idéias e que suas idéias, expressas pela fala ou pelos gestos devem ser levadas em conta. Ter sensibilidade em dar a devida importância a essa linguagem, conforme diz Zilma Oliveira: “observando que ela não seguirá o padrão da linguagem adulta, mas, expressará suas vontades, seus valores e as lógicas que utilizam para resolver seus conflitos”.
                Outro cuidado é evitar a tentadora postura de que a criança é um ser frágil e indefeso, sem poder de decisão, sem opinião e incapaz de justificar suas atitudes e preferências, dando-lhe permissividade total. O professor precisa repensar o que espera e quais as possibilidades de aprendizagem dessa criança, a forma como age com ela, de modo a dar mais autonomia para que seu potencial aflore com responsabilidade e competência.
                O mestre precisa está sensível ainda de que a infância não é um espaço de silêncio. Ao contrário, é um tempo de privilegiada comunicação, mesmo quando a criança ainda não fala utilizando a linguagem oral, mas usa outras linguagens para estabelecer comunicação, como sorrisos, choros e demais expressões.
                E claro, para que o professor possa aumentar suas expectativas em relação ao desenvolvimento infantil, é preciso que tenha conhecimento científico sobre o tema. Noções simples como: “o conhecimento se constrói por meio da interação da pessoa com objeto.” de Jean Piaget; ou “a construção do pensamento é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.” de Vygotsky; e “a afetividade tem um papel fundamental no desenvolvimento humano... a emoção, os sentimentos e desejos são manifestações da vida afetiva.” de Wallon; vão garantir sucesso em qualquer atuação profissional do professor de educação infantil.

(texto construído pelo professor Marlon para avaliação da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil, curso Pedagogia da FAEL)

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