"A
linguagem tem sido um eixo de trabalho muito importante na Educação Infantil.
Muitas propostas pedagógicas defendem a idéia de que ela permeia as outras
partes do currículo. Na Educação Infantil, devem-se considerar as diferentes
linguagens presentes na sala de aula e em nosso mundo contemporâneo. Nesse
sentido, é importante considerar que o aluno deve ser capaz de compreender e de
comunicar-se nas mais variadas linguagens." (FAEL)
Para
que a prática do professor da Educação Infantil considere as múltiplas
linguagens no trabalho pedagógico e assim
facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças. É preciso inicialmente
lembrar que a criança pequena tem idéias e que suas idéias, expressas pela fala
ou pelos gestos devem ser levadas em conta. Ter sensibilidade em dar a devida
importância a essa linguagem, conforme diz Zilma Oliveira: “observando que ela
não seguirá o padrão da linguagem adulta, mas, expressará suas vontades, seus
valores e as lógicas que utilizam para resolver seus conflitos”.
Outro
cuidado é evitar a tentadora postura de que a criança é um ser frágil e
indefeso, sem poder de decisão, sem opinião e incapaz de justificar suas
atitudes e preferências, dando-lhe permissividade total. O professor precisa repensar
o que espera e quais as possibilidades de aprendizagem dessa criança, a forma
como age com ela, de modo a dar mais autonomia para que seu potencial aflore
com responsabilidade e competência.
O
mestre precisa está sensível ainda de que a infância não é um espaço de
silêncio. Ao contrário, é um tempo de privilegiada comunicação, mesmo quando a criança
ainda não fala utilizando a linguagem oral, mas usa outras linguagens para
estabelecer comunicação, como sorrisos, choros e demais expressões.
E
claro, para que o professor possa aumentar suas expectativas em relação ao
desenvolvimento infantil, é preciso que tenha conhecimento científico sobre o tema.
Noções simples como: “o conhecimento se constrói por meio da interação da
pessoa com objeto.” de Jean Piaget; ou “a construção do pensamento é um
processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.” de
Vygotsky; e “a afetividade tem um papel fundamental no desenvolvimento humano...
a emoção, os sentimentos e desejos são manifestações da vida afetiva.” de Wallon;
vão garantir sucesso em qualquer atuação profissional do professor de educação
infantil.
(texto
construído pelo professor Marlon para avaliação da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil,
curso Pedagogia da FAEL)
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