quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Secretário Zenóbio faz vistoria em obras da Escola

Fotos da visita: clique para ampliar.

               O Secretário Municipal de Educação Zenóbio Júnior esteve na Escola Aprígio nesta terça (25/10) para cumprir com vistorias às obras que estão sendo realizadas na unidade escolar.

              O secretário conversou com alunos e professores, tomou café com a Equipe e anunciou mais investimentos na Escola, que atualmente é a escola rural que atende o maior número de alunos dentro da rede municipal de ensino de Palmas. “Ficamos felizes com a presença do secretário, os novos investimentos apresentados vão melhorar ainda mais as condições de trabalho de nossos servidores e o atendimento aos nossos alunos” comenta o Diretor da Escola, Francisco Alves.

             Zenóbio esteve na escola para vistoriar as obras que estão sendo realizadas para equipar, reformar e ampliar a unidade. Ações que somam mais de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais). Recursos aplicados na instalação de sistema de internet, construção de torre de recepção de sinal, aquisição de computadores e assessórios de informática; reforma na parte elétrica, hidráulica e pintura de salas de aula e administrativas; e a ampliação da cantina e dos banheiros.

                “Além dessas ações, estamos construindo um espaço adequado para o galinheiro da escola”, lembra Francisco ao explicar ser um espaço educativo que além de ser utilizado nas aulas práticas de Ciências e Técnicas Agrícolas ainda garante reforço na alimentação escolar oferecida na escola.

                O Secretário também parabenizou a existência do site Aprígio.com, criado com a finalidade de ampliar a comunicação, divulgação e socialização de atividades da Escola. Sugerindo ainda que o mesmo seja ampliado para garantir mais interação entre a comunidade escolar.

                É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos crescendo em infraestrutura para garantir mais conforto e conquista aos seus sujeitos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Professores às margens do Lado de Palmas

  
              A Equipe da Escola Aprígio se organizou para comemorar o Dia do Professor (15 de outubro) conforme recomendação da Secretaria Municipal de Educação, e ampliou as celebrações para todos os Educadores que atuam na Escola. O grupo aproveitou de forma inesquecível as delícias da localidade e a data tornou-se um momento de descanso, socialização e descobertas das riquezas naturais que existem nas proximidades da Escola. “Tivemos o cuidado de zelar para que todos os educadores participassem. São momentos ímpares que nos fazem felizes e renovam energias.” diz o Diretor da Escola, Francisco Alves.
                O local escolhido é próximo da sede da Escola, e é uma das chácaras que ficam ao entorno do Lago de Palmas. Formada após o represamento do Rio Tocantins, a região é detentora de exuberante beleza que é disputada durante finais de semana, feriados e férias.
                Boa e farta comida, bebida saudável, rodas de conversa, brincadeiras, pescaria e até passeios de Jet Sky fizeram os educadores perderem a hora e voltarem para casa já próximo da noite.
                “Esse Jet Sky é muito doido! Quero ir de novo.” gritou a educadora Osvanir quando conseguiu chegar ás margens do lago depois que o veículo virou com ela na água. O brinquedo foi emprestado e pilotado pelo senhor Jonilson, esposo da Benemária, e quase foi preciso a distribuição de senhas para os interessados que queriam fazer o trajeto.
                “Acho melhor deixarmos os peixes onde estão e irmos para o banho.” Resolveu o professor José Geraldo (JG), que é Biólogo, depois que não pegou nada ao esperar longos quinze minutos. Sugestão aceita imediatamente por todos os outros pescadores, que, por sinal, não voltaram para a atividade e como resultado não fisgaram peixe algum (será que esse era o objetivo do JG?).
                E para finalizar a conversa, vamos deixar os outros acontecimentos deste gostoso dia, para que os colegas coloquem nos comentários (abaixo).


                   É assim, na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos os servidores são unidos e sabem conciliar as relações técnicas de trabalho com as relações de amizade e descontração.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Leia para uma criança.



Você não precisa ser cliente do Banco Itaú para receber uma coleção de livros infantis gratuitamente. 

Clique aqui e peça a sua!


A cada livro, o Brasil inteiro vira uma página.

Gostar de ler é o início de uma história cheia de descobertas e aprendizados na vida da criança. E tudo começa quando você abre um livro para ela. A Coleção Itaú de livros infantis foi criada para ajudar a despertar desde cedo o gosto pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação do Brasil.

Quem aprende a gostar de ler sabe
escrever a própria história.

O Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade para todos. E investe cada vez mais na qualidade da educação.
A Coleção Itaú de Livros Infantis foi criada pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação do Brasil.

A educação muda o Brasil.
E o Itaú participa dessa mudança com você.


sábado, 8 de outubro de 2011

Mulher: emancipar-se ou libertar-se?




O escritor Frei Betto assim se refere ao movimento feminista: "O movimento feminista organizado surgiu nos EUA, na segunda metade dos anos 60. Logo, expandiu-se pelos países do Ocidente, propugnando a libertação da mulher, e não apenas emancipação. Qual a diferença? Emancipar-se é equiparar-se ao homem em direitos jurídicos, políticos e econômicos. Corresponde à busca de igualdade. Libertar-se é querer ir mais adiante, marcar a diferença, realçar as condições que regem a alteridade nas relações de gênero, de modo a afirmar a mulher como indivíduo autônomo, independente, dotado de plenitude humana e tão sujeito frente ao homem quanto o homem frente à mulher."
 
(FREI BETTO. Marcas de Batom. Caros Amigos, ano V, n.54, set. 2001, p.16.)

Vamos comer crumble! Uma delícia.



Não vai sobrar migalha

A receita é simples: fruta, farofa e forno. Mas não vá dizer isso com o crumble na boca. E antes de agarrar a primeira fruta e correr para o fogão, dê uma olhada nos mandamentos do bom crumble, que estão aí embaixo. (...)
1. Escolha a fruta: prefira as menos aguadas. As que combinam melhor com a farofa doce são maçã, pêssego, ruibarbo, marmelo, pera e ameixa. Corte em pedaços e caramelize antes de colocar no refratário.

2. Hora de fazer a farofa. O segredo é usar manteiga fria, cortada em cubos. Se a manteiga estiver em temperatura ambiente, em vez de farofa você vai preparar uma pasta nada crocante, um anticrumble.

3. Depois de misturar os ingredientes da farofa, acrescente especiarias e castanhas. Baunilha, canela, nozes e castanha-do-pará vão bem. Leve ao forno até dourar e sirva quente com sorvete, chantilly ou creme inglês.

(O Estado de S. Paulo, 25/6/2009. Caderno Paladar, p. P1.)

Democracia: a arte de conviver.




          Vivemos em sociedade. Graças a Deus de forma democrática. Mas, e as desigualdades sociais que insistem em nos amedrontar? A gerra entre pobres e ricos será eterna? Mas, o que é ser pobre? O que é ser rico?

          Vamos refletir um pouco sobre o que os Gregos já diziam a respeito, no berço da democracia:
              "Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil... decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é o empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação". Esta é uma passagem de um discurso de Péricles, reproduzido por Tucídides.

Educação no campo: um fórum social permanente.




         A Escola Aprígio é uma escola de tempo integral do campo. Seus sujeitos (educadores, pais e alunos) são pessoas vindas de diversas realidades sociais e que trazem consigo seus valores políticos. A atuação dos que ali trabalham (ora como mestre, ora como aluno) são, como deve ser, pautadas nos direitos e deveres sociais individuais e públicos. Mas, quais direitos? Como mediá-los com os deveres? Maria Paoli pode nos ajudar nessa reflexão:


        "Ainda que do ponto de vista social o Brasil continue sendo um país de muitas  e profundas desigualdades sociais, não se pode ignorar ter havido mudanças significativas no campo político, em especial a partir dos anos 80. Nesse sentido, [...] a abertura de fóruns públicos de representação e participação teve o efeito de explicitar e tornar pública a dimensão conflitiva da vida social. A questão pode parecer trivial, já que nesses espaços convergem e se expressam reivindicações vocalizadas por diversos movimentos sociais. Mas há algo como uma metamoforse do conflito social quando esse ganha essas esferas públicas que estabelecem a mediação entre Estado e sociedade. Pois aí o particularismo das reivindicações necessariamente tem que se redefinir em função de parâmetros públicos de gestão política das cidades."

(PAOLI, Maria; TELLES, Vera. Direitos Sociais, conflitos e negociações no Brasil contemporâneo. In: ALVAREZ, Sonia; DAGNINO, Evelina (Orgs.). Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 117-118.)

As múltiplas linguagens na educação infantil



             "A linguagem tem sido um eixo de trabalho muito importante na Educação Infantil. Muitas propostas pedagógicas defendem a idéia de que ela permeia as outras partes do currículo. Na Educação Infantil, devem-se considerar as diferentes linguagens presentes na sala de aula e em nosso mundo contemporâneo. Nesse sentido, é importante considerar que o aluno deve ser capaz de compreender e de comunicar-se nas mais variadas linguagens." (FAEL)
                Para que a prática do professor da Educação Infantil considere as múltiplas linguagens  no trabalho pedagógico e assim facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as crianças. É preciso inicialmente lembrar que a criança pequena tem idéias e que suas idéias, expressas pela fala ou pelos gestos devem ser levadas em conta. Ter sensibilidade em dar a devida importância a essa linguagem, conforme diz Zilma Oliveira: “observando que ela não seguirá o padrão da linguagem adulta, mas, expressará suas vontades, seus valores e as lógicas que utilizam para resolver seus conflitos”.
                Outro cuidado é evitar a tentadora postura de que a criança é um ser frágil e indefeso, sem poder de decisão, sem opinião e incapaz de justificar suas atitudes e preferências, dando-lhe permissividade total. O professor precisa repensar o que espera e quais as possibilidades de aprendizagem dessa criança, a forma como age com ela, de modo a dar mais autonomia para que seu potencial aflore com responsabilidade e competência.
                O mestre precisa está sensível ainda de que a infância não é um espaço de silêncio. Ao contrário, é um tempo de privilegiada comunicação, mesmo quando a criança ainda não fala utilizando a linguagem oral, mas usa outras linguagens para estabelecer comunicação, como sorrisos, choros e demais expressões.
                E claro, para que o professor possa aumentar suas expectativas em relação ao desenvolvimento infantil, é preciso que tenha conhecimento científico sobre o tema. Noções simples como: “o conhecimento se constrói por meio da interação da pessoa com objeto.” de Jean Piaget; ou “a construção do pensamento é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.” de Vygotsky; e “a afetividade tem um papel fundamental no desenvolvimento humano... a emoção, os sentimentos e desejos são manifestações da vida afetiva.” de Wallon; vão garantir sucesso em qualquer atuação profissional do professor de educação infantil.

(texto construído pelo professor Marlon para avaliação da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil, curso Pedagogia da FAEL)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

40 dicas para uma alimentação saudável



        Dados divulgados nessa segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostram que 48% dos brasileiros adultos estão com quilos extras na balança. O número aumentou em relação a 2006, que era de 42,7%. Mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%) e, entre as mulheres, a proporção é de 44,3%.

            Para fugir dessa armadilha perigosa à sua saúde, a nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome:

1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso.
2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou.
3) Estabeleça uma rotina alimentar.
4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.
5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.
6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.
7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.
8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.
9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.
10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.
11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.
12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.
13) Coma pelo menos 2 frutas por dia.
14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.
15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.
16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.
17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.
18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.
19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.
20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.
21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.
22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.
23) Retire a pele do frango.
24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas. 
25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa.
26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar.
27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral.
28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.
29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.
30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer.
31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju.
32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos.
33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.
34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia. 
35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).
36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.
37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.
38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.
39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.
40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.

(Recebemos por e-mail da colega professora Sônia Costa)