quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Alunos fazem a primeira colheita na Horta Escolar

Clique sobre a imagem para ampliar.



                Os alunos da Escola Aprígio estão colhendo os frutos do projeto Horta Escolar desde sua implantação, ainda quando estava no mundo das ideias e era apenas um emaranhado de possibilidades que podiam ser realizadas aproveitando um espaço ocioso da Escola, junto com o trabalho de conteúdos multidisciplinares. Mas nessa quarta-feira (07/12/11) eles participaram de outra colheita junto com os educadores da Escola. “A notícia foi recebida com alegria de que as primeiras berinjelas e alguns pés de alface já estavam prontos para consumo.” Diz o professor José Geraldo, que é Biólogo e acompanha o projeto.

                “O cardápio do dia contou com um dos resultados. Mas, o que mais importa é a consciência e a formação que essas crianças e adolescentes adquirem. Esse é nosso maior investimento.” Diz empolgado o diretor Francisco Alves. Além de folhas e leguminosas a Horta Escolar ainda possui plantas medicinais e plantações de milho e mandioca. Um dos objetivos da ação é que os alunos possam compartilhar conhecimentos e as hortas caseiras garantam segurança alimentar aos seus familiares.

                A Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos recebe recursos apenas da Prefeitura de Palmas para o projeto, mas segue publicações de Programa do MEC/FNDE que “justifica-se pelo fato de no Brasil a fome, a desnutrição, as deficiências de micronutrientes e as enfermidades serem resultantes de alimentação excessiva ou inadequada.” Por acreditar que a educação é melhor investimento para superar essa realidade.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Último Encontro 2011 da ACE - Associação Comunidade Escola

Clique sobre a imagem para ampliar.
            
                 Pais, alunos, professores e amigos da Associação Comunidade Escola (ACE), da Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos comemoraram, nesta segunda-feira (12/12/11), com a presença de autoridades da Administração Municipal, as conquistas do ano de 2011. O secretário municipal de educação Zenóbio Júnior compôs a comitiva de servidores da Prefeitura de Palmas que estiveram representando o prefeito Raul Filho na solenidade.

                O encontro começou com vistoria às obras, apreciação de prestação de contas de recursos recebidos e acompanhamento de resultados pedagógicos com os professores. “Sabemos que o tempo é pouco para tantas atribuições, mas reforçamos que sempre estamos à disposição pra prestar esclarecimentos, apresentar documentos, ouvir críticas e colher sugestões que enriqueçam nossa Escola.” Afirmou o diretor Francisco Alves.

                Outra parte do encontro foi o prestígio de apresentações de alunos (abaixo), ocasião em que ouviram do Secretário Zenóbio os “parabéns pelo que a Escola avançou em 2011.” E que “a Prefeitura de Palmas está à disposição para continuar atendendo as reivindicações da comunidade.”

                A Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos promove e valoriza as atividades que envolvem a presença da comunidade. Pois acredita na afirmação de Ana Paula de Sousa, quando diz que “a família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.”

                As apresentações que abrilhantaram o encontro:

Apresentação 1: Poema “Obrigada ao Homem do Campo”
Aluna: Artemísia Soares Limeira
Professora: Lívia Soares

Apresentação 2: Poema “Você”, vencedor no Concurso SESC 2011
Aluna: Jeezquel Cirqueira Nunes Sousa
Professoras: Bruna e Jhúlia

Apresentação 3: Grupo Os Flautistas do Lago
Aluno: Josué Pereira
Aluno: Higor Parente Almeida
Aluno: Moisés Pereira
Aluno: Kevin Rafael Barbosa Parente
Professora: Benemária Mouzinho

Apresentação 4: Grupo de Dança Arabesque
Aluno: Wanne Karolina Pereira de Souza
Aluno: Jeezquel Cirqueira Nunes Sousa     
Aluno: Ritalene da Silva Soares de Abreu
Aluno: Jéssica Lorrane da Silva Reis
Professora: Viviane


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aluna vence Concurso SESC de Poesia


Clique sobre a imagem para ampliar.


                A aluna Jeezquel Cirqueira Nunes Sousa, que estuda no 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos, alcançou o 2º lugar em categoria concorrida durante o 2º Festival de Causos e Poesia Declamada, realizado pelo SESC de Palmas. Segundo os organizadores do concurso “o objetivo é conhecer e divulgar o potencial artístico e poético tocantinense e proporcionar o intercâmbio entre interpretes/poetas e contadores de histórias.”

                A participação da Escola Aprígio envolveu outros alunos que se destacaram em diversas classificações que ocorreram nas etapas e categorias do concurso. “Estou muito feliz! Agradeço meus professores e meus pais. Eles me ajudam e me mostram que eu sou capaz de ser cada vez melhor.” Diz com emoção a aluna vencedora. “Jeezquel foi brilhante na categoria Declamação de Poesia dos Mediadores de Leitura.” Comenta a professora Bruna que acompanhou, junto com a professora Jhúlia, aos alunos.

                A Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos trabalha para que seus alunos despertem e fortaleçam suas habilidades, pois, acredita no que Flávio Alves, promotor de literatura do SESC defende: “o Tocantins é um celeiro de bons poetas e contistas. Em cada esquina, rua, praça, sala de aula, palco, e nos lugares mais inesperados e surpreendentes existe um desses artistas com potencial latente e pronto para despertar.” 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comunidade participa de reelaboração da proposta de Educação do Campo


Clique sobre a imagem para ampliar.


                Na última quinta-feira (17/11/12) a comunidade da Região do Jaú, onde está localizada a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos, participarem de encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), para apresentação, avaliação e reelaboração da Proposta de Educação Integral no Campo, do município de Palmas – TO.

                Dentre os técnicos da Semed que promoveram o encontro se fizeram presentes: o professor Ademir do setorial de Transporte Escolar; a professora Denise, da gerência de Ensino Fundamental; a professora Queiliane do setorial de eventos culturais; a professora Jordana, diretora de Ensino Fundamental; e a professora Queli, Supervisora de Educação do Campo. Os profissionais distribuíram oportunidades aos presentes para avaliações, socialização de anseios, sugestões e opiniões sobre o processo de Educação do Campo que é oferecido na Escola Aprígio, além de registrarem outras reivindicações para encaminhamentos aos órgãos competentes. “A Semed está aqui em nome da Prefeitura de Palmas, para ouvir a comunidade e garantir mais participação social na tomada de decisão da atual Administração.” Explicou a Diretora Jordana.

           Após estudo sobre as diretrizes educacionais para a educação do campo oportunizou-se a participação de diversas autoridades locais, sendo registradas as avaliações e sugestões: do pequeno agricultor Amoacy Gomes, presidente da Associação de Pequenos Produtores local; do professor Francisco Alves, diretor da Escola Aprígio; do religioso Anilton, representando a comunidade Católica da região do Jaú; da professora Zeneide Fraga, representando os profissionais da Educação Infantil; da professora Zuleide, representante da ACE – Associação Comunidade Escola; do cantor e compositor Dorivam, representando os professores e artistas do programa de Salas Integradas e Mais Educação; da senhora Marilene, presidente da ONG Associação Águas de Maio (ASAMA); do senhor Teodoro, representante de uma das Igrejas Evangélicas locais; dos alunos Raquel, Artemísia, Mateus, Djalma, Bruno e Joaniza, do Grêmio Estudantil; da professora Iracy, representando os professores do Ensino Fundamental; além de outros pais e amigos que se fizeram presentes.

                A Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos parabeniza a Semed pela oportunidade e comunga com a fala da Supervisora Queli Fiametti de que “a proposta deve ser reelaborada sempre que for preciso, com a participação de todos. Para fortalecer nossa proposta, identificar carências, formular demandas, criar estratégias, organizar práticas coletivas, encaminhar reivindicações, difundir ideias e reunir forças para executar projetos.”