terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comunidade faz mutirão na Horta Escolar


Clique sobre a foto para ampliar.
               
       
Clique sobre a foto para ampliar.
                A Associação Comunidade Escola (ACE) da Escola Aprígio realizou um grande mutirão nesta quinta-feira (27/10) para concluir a organização da Horta Escolar. “Aproveitamos as primeiras chuvas para preparar a terra e iniciar os plantios.” Explica o Diretor da Escola, Francisco Alves. Alunos, professores, pais e amigos se uniram com ferramentas, mudas, sementes e colocaram a mão na massa para concluir as ações.

               A ação é etapa do projeto de fortalecimento da proposta curricular e envolve as disciplinas de Ciências Naturais  e Técnicas Agrícolas, além de outras que são trabalhadas de forma interdisciplinar; realizado sob a coordenação do professor José Geraldo, Biólogo que faz parte do corpo docente da Escola. "Atuamos em todas as turmas do Ensino Fundamental desde os pequeninos do 1º aos adolescentes do 9º e estamos contentes em acompanhar o interesse deles com os conteúdos práticos e teóricos." comenta o professor José Geraldo.


Clique sobre a foto para ampliar.

                Além de verduras e legumes comuns em uma horta a Escola conta com um espaço cedido pela comunidade para a plantação de mandioca, milho e abóbora. "Está tudo plantado! Logo teremos uma bela roça aqui." aponta para o local o senhor Irineu um dos pais de alunos que participou da ação com empolgação.

               As ações do projeto são somadas às da Com-Vida (conforme a Agenda 21). "Estamos plantando nos espaços da Escola árvores para arborização, pomar e plantas medicinais de pequeno e grande porte." cita a professora Valdirene que coordena as ações da Com-Vida na instituição.


                 É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos demonstrando na prática que acredita na “integração social como fonte do conhecimento, onde, ele pode avançar além de seu desenvolvimento atual, até certo ponto, com a ajuda de outros indivíduos.” (Vygotsky).

Nenhum comentário:

Postar um comentário