segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Faculdade mais acessível e barata!


             A Prefeitura de Palmas está com parceria para oportunizar cursos de graduação com preços mais acessíveis.

             Aproveite!

             Mais informações: clique aqui!


Clique sobre a imagem para ampliar


sábado, 12 de novembro de 2011

Educadores brilham em Baile dos Professores


Clique sobre a foto para ampliar.
        

           Os professores da Escola Aprígio comemoraram o dia do professor em dose dupla: a primeira à beira do Lago de Palmas (clique aqui); e a segunda em uma noite cheia de estilo e glamour, com direito a sessão de fotos em espaços altamente esmerados.

                O segundo momento foi na edição 2011 do Baile dos Professores, promovido pela Prefeitura de Palmas, através de sua Secretaria Municipal de Educação. Os professores aprigianos não ficaram para trás e esbanjaram o charme e a elegância que lhe são características nas ocasiões que participam.

                Em uma parte do vasto salão organizado com magnetismo no Centro de Convenções o professor José Geraldo apareceu com uma beca impecável arrebatando olhares ao lado da professora Rosiane, que sempre surge em “fina estampa”. “Somos apenas amigos!” insistiam em repetir aos que elogiavam a combinação do casal. Enquanto isso, os professores Marlon e Ricardo mais pareciam uns peixes baiacus de tão inchados ao lado de suas belíssimas amadas. As professoras Elizeth, Cinira, Juliana e Zimalda estavam orgulhosas ao lado de seus respectivos companheiros na “mesa aprigiana” que também brilhava com a presença da professora Sônia acompanhada por seus filhos, pupilos que puxaram a mãe em elegância.

                E mais, o desfile em grande estilo de celebridades da Escola Aprígio envolvia outras partes do Centro de Convenções. Pois os demais professores e educadores que atuam na escola também estavam espalhados em outras mesas do recinto.

                Assim, podemos dizer que os professores da Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos são felizes em todos os momentos, pois acreditam no que diz Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade há mais de duas décadas, e conceitua ser a sensação de bem-estar: “É difícil dizer o que é. É simplesmente se sentir bem” diz o pesquisador.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Professores elaboram proposta de educação do campo


Clique na foto para ampliar.

          
      Os professores da rede municipal de ensino de Palmas que atuam nas escolas do campo estão recebendo oportunidades de se reunirem, estudarem, debaterem e criarem a nova proposta curricular para a educação do campo no município.
                O projeto é dirigido pela professora Queli, da Secretaria Municipal de Educação, que conta com a parceria de cada Escola na organização dos encontros que acontecem mensalmente em uma escola rural. O último foi promovido pela Escola de Tempo Integral João Beltrão sob coordenação do professor Wesley, Diretor da unidade de ensino.
                “Opa! Os professores da Escola Aprígio estão presentes!” gritou logo o Diretor, Francisco Alves na abertura do encontro. “Estamos no campo, somos do campo.” afirma Francisco em suas falas.
                Construir juntos! Os professores da Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos acreditam que o conhecimento é resultado de processo de construção coletiva. Todos educam; todos ensinam e aprendem. Pois, “Ninguém educa ninguém. Os homens se educam em comunhão” (FREIRE, 1981).

Comunidade faz mutirão na Horta Escolar


Clique sobre a foto para ampliar.
               
       
Clique sobre a foto para ampliar.
                A Associação Comunidade Escola (ACE) da Escola Aprígio realizou um grande mutirão nesta quinta-feira (27/10) para concluir a organização da Horta Escolar. “Aproveitamos as primeiras chuvas para preparar a terra e iniciar os plantios.” Explica o Diretor da Escola, Francisco Alves. Alunos, professores, pais e amigos se uniram com ferramentas, mudas, sementes e colocaram a mão na massa para concluir as ações.

               A ação é etapa do projeto de fortalecimento da proposta curricular e envolve as disciplinas de Ciências Naturais  e Técnicas Agrícolas, além de outras que são trabalhadas de forma interdisciplinar; realizado sob a coordenação do professor José Geraldo, Biólogo que faz parte do corpo docente da Escola. "Atuamos em todas as turmas do Ensino Fundamental desde os pequeninos do 1º aos adolescentes do 9º e estamos contentes em acompanhar o interesse deles com os conteúdos práticos e teóricos." comenta o professor José Geraldo.


Clique sobre a foto para ampliar.

                Além de verduras e legumes comuns em uma horta a Escola conta com um espaço cedido pela comunidade para a plantação de mandioca, milho e abóbora. "Está tudo plantado! Logo teremos uma bela roça aqui." aponta para o local o senhor Irineu um dos pais de alunos que participou da ação com empolgação.

               As ações do projeto são somadas às da Com-Vida (conforme a Agenda 21). "Estamos plantando nos espaços da Escola árvores para arborização, pomar e plantas medicinais de pequeno e grande porte." cita a professora Valdirene que coordena as ações da Com-Vida na instituição.


                 É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos demonstrando na prática que acredita na “integração social como fonte do conhecimento, onde, ele pode avançar além de seu desenvolvimento atual, até certo ponto, com a ajuda de outros indivíduos.” (Vygotsky).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Alunos brilham no Festival da Criança


Clique na foto para ampliar.

                     
                          As crianças que estudam na Escola Aprígio foram destaque nas modalidades que participaram durante os Jogos da Criança 2011. Uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação para todas as crianças da rede municipal de ensino. “Participar! É o que queríamos garantir aos nossos alunos, pois comungamos com o objetivo da Secretaria em assegurar às nossas crianças o direito ao esporte e ao lazer, como esporte recreativo, competitivo e educacional.” Diz o Diretor Francisco Alves.
                “Gostamos muito da ação! Os alunos chegavam à escola e saíam em caravanas para a cidade com uma alegria que contagiava todos.” Comenta a professora Rosiane Marques, Educadora Física que coordenou o projeto na Escola.
                “Os alunos já perguntam quando serão os próximos.” Diz a Educadora Física Michele Lobo que atua com os pequeninos do 1º ao 3º ano. “São atividades muito simples, mas que, com certeza, fazem a diferença para na formação destas crianças.” Explica a professora.
                É assim na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos. A Educação Física vai além de componente curricular educacional. Ela segue a ótica de “uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido” (PCNs).