sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

EDUCADORES VISITAM ALUNOS DAS ESCOLAS DO CAMPO COMO PARTE DO PROJETO “CONHECER - Ô DE CASA”




Como ação do projeto “Conhecer - Ô de casa”, educadores da Rede Pública Municipal de Ensino visitam nesta sexta-feira, 24, as famílias de alunos das cinco Escolas de Tempo Integral do Campo, para conhecerem a realidade desses educandos.

Segundo a coordenadora da Educação do Campo da Secretaria Municipal da Educação, Queli Fiametti, a finalidade do projeto é conhecer a trajetória percorrida pelos alunos até a escola e suas dificuldades. “Queremos construir um retrato da realidade local e transformá-la em objeto de estudos. Teremos a participação dos estudantes e pais neste projeto”.

Projeto
Essa prática teve início na Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes, desde o ano de 2009, estendendo-se para as demais escolas do campo, devido os resultados positivos no processo pedagógico.

A equipe escolar realiza bimestralmente visitas às residências/agrupamento de residências/comunidades/chácaras/assentamentos/acampamentos para realizar rodas de conversas sobre assuntos que tenham relação com o ensino, conteúdos, eixos temáticos, experiências e práticas cotidianas. A intenção é realizar o mesmo percurso casa-escola-casa da mesma forma que os educandos realizam.

O projeto tem como objetivos principais: a)conhecer, reconhecer, respeitar e resgatar/transformar a realidade do campo na qual os educandos estão inseridos; b) apropriar-se da cultura, dos saberes, das potencialidades, dos desafios, das práticas laborais, das formas de produção agroecológicas, das dimensões da agricultura familiar, da organização social do campo, da religiosidade, do território, do meio ambiente, das suas trajetórias individuais; c) construir o mapa dos desafios e criar novas estratégias e metodologias de ensino a partir das experiências individuais e coletivas; d) promover e enriquecer o diálogo entre os eixos temáticos, os conteúdos da base comum e da parte diversificada e ações do Programa Mais Educação; e) criar novas oportunidades dialógicas entre educando e educador; f) aprimorar e inovar as práticas de ensino, adotando a metodologia da problematização como orientação pedagógica principal no processo de ensino na escola do campo; g) fortalecer o tempo-comunidade como espaço novo de construção da aprendizagem; h) melhorar a comunicação da escola com as famílias e com potenciais parceiros.

Rotas
ETI- Aprígio Thomaz de Matos: Rota Lajeado e Vão do Lajeado
ETI- Sueli Reche: Rota Piabanha
ETI- Luiz Nunes: Assentamento Entre Rios
ETI- Marcos Freire: Assentamento Mariana
ETI- João Beltrão: Rota Bom Jesus da Serra

Raphael Pontes



Encontrei em: http://portal.palmas.to.gov.br/noticia/detalhar/educadores-visitam-alunos-das-escolas-do-campo-como-parte-do-projeto-conhecer-o-de-casa/

Um comentário:

  1. Os educadores da ETI Aprígio participaram com esmero. Logo publicaremos as fotos e outras informações aqui.

    ResponderExcluir