quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Agosto: Folclore é eixo temático na Escola




O Curupira visitou a escola e deixou
sua mensagem de preservação
ao meio ambiente.
             O mês de agosto é o mês do Folclore e este foi eixo temático que professores da Escola Aprígio utilizaram para cumprir com a transversalidade e interdisciplinaridade dos conteúdos.
            Os personagens de nosso folclore visitaram a escola no imaginário das crianças e adolescentes ao serem lembrados e estudados em aulas de História (sobre tradições e costumes), Geografia (regiões e seus folclores), Língua Portuguesa (poemas e textos sobre os personagens), Filosofia (os mitos e lendas), Artes (a construção de personagens), Ensino Religioso (a transversalidade no folclore), Dança (cantigas do folclore) dentre outros temas que serviram de “gancho” para que os professores deixassem suas aulas mais atrativas ao aprofundarem os conteúdos curriculares.
            Os resultados podem ser vistos nos murais que foram construídos pelos alunos, além de cadernos e portfólios recheados de conhecimento misturado com a mágica do folclore brasileiro. O Pedagogo, professor Ricardo, do 4º ano, arquitetou com seus alunos um móbile do personagem que julgaram mais interessante: o Curupira. Um verdadeiro troféu que fizeram questão de levar para casa para contarem aos seus pais sobre o “defensor da natureza”.
            São ações que parecem simples, mas que não passam despercebidas ao garantirem uma educação transversal devidamente trabalhada na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário