segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FESTA JUNINA

O mês de junho e começa e as comemorações das Festas Juninas também... Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! 

A escola tem um papel importante na valorização das tradições, incentivar nossos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural; 
















Conhecer a origem e as características das festas juninas
Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
 
Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
 
Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas
Valorizar a tradição das festas juninas
Socializar com a comunidade escolar e familiar
Desenvolver a linguagem oral e escrita
Ampliar o vocabulário
Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades
Incentivar o gosto pela culinária junina
Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício
Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras
Promover a Festa junina na escola

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aprigiano disputa a etapa nacional de Badminton


Badminton, que é uma espécie de fusão entre o Tênis e o Vôlei, praticado com raquetes e uma pequena peteca. Ao todo, duas duplas, uma masculina e outra feminina, ambas da categoria 12 a 14 anos, foram selecionadas para a competição nacional, entretanto assim,para a história da modalidade no estado ao serem os primeiros representantes tocantinenses a participarem dos jogos.
Vice-campeão no masculino, Marcus Vinícius Marinho Vieira, aluno da unidade rural de tempo integral de Palmas, Escola Aprígio Thomaz de Matos, também ainda quase não acreditava no feito. “Estou feliz, mas nem sei o que dizer ainda. Eu comecei a jogar Badminton em abril deste ano, na escola, e durante as partidas eu procurei sempre pensar na minha família, na minha professora Michele e nos meus irmãos para ganhar força. Vai ser a minha primeira viagem para fora, a primeira vez que vou ver o mar; vou jogar com muita raça no nacional e quero ganhar”, afirmou o Marcus Vinícius, de 14 anos.
O próximo compromisso do nosso aluno-atleta será nos Jogos Escolares da Juventude. Para os da categoria 12 a 14 anos, a competição vai ocorrer em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre os dias 5 e 14 de setembro. 
Até o final de agosto, está prevista a convocação dos alunos-atletas de 12 a 14 anos para o evento de entrega dos agasalhos e uniformes oficiais da delegação, tudo custeado pelo Governo do Estado, assim como as passagens aéreas para a delegação.
Parabéns Marcus Vinicius!!! Parabéns Professora Michele!!!






Cortinas Pedagógicas do 5° ano.


 Na construção das cortinas pedagógicas, houve um processo interdiciplinar lúdico e criativo, onde os alunos desenvolveram De forma prazerosa suas habilidades de desenho e pintura. Juntamente com as professoras Edna's fizeram um trabalho de reciclagem e ao mesmo tempo,para amenizar o calor e a claridade da sala de aula. Parabéns professoras, pelo excelente trabalho!