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O ensino e a aprendizagem na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz
de Matos contam com diversos processos de avaliação. A avaliação quantitativa soma três etapas específicas que garantem a professores e alunos refletirem sobre a atuação
enquanto ensinam e enquanto aprendem.
Uma
delas é o Simulado, avaliação objetiva com questões formuladas na estrutura
de exames externos como a Prova Brasil. Com as provas os educadores situam os
alunos no formato, ao mesmo tempo em que contabilizam quantitativamente os avanços
e as deficiências. Na organização, os professores observam os descritores ao
passo que os alunos seguem a rotina de aplicação, preenchimento de
gabaritos e divulgação de resultados por ordem de classificação da maior para a
menor nota.
Na
foto os alunos estão conferindo os aguardados resultados do 3º Bimestre. A classificação
já se tornou uma brincadeira que motiva a criançada a estudarem mais e a galgarem
melhoras nas posições. “Eu estava em 21º lugar e agora estou em 15º, melhorei
foi muito!” avalia satisfeito um dos alunos do 6º Ano depois que ver sua colocação.
Se
depender da disposição de educadores e alunos, a Escola Aprígio ainda verá seus
pupilos em boas colocações nos diversos exames, seleções e classificações que ainda
existem em nossa sociedade.
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