Fotógrafo: Divulgação
As cinco Escolas de Tempo Integral (ETIs) do Campo realizam, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a primeira Jornada Pedagógica da Educação do Campo. Um espaço de socialização da escola com a comunidade sobre os trabalhos desenvolvidos em cada bimestre, as produções individuais das crianças e as ações pedagógicas, a partir dos eixos temáticos que nesta jornada será “Identidade Cultural e Diversidade”. As ações acontecem nos dias 12, 17, 19 e 26 deste mês.
Segundo a diretora de Ensino Fundamental, Jordana Fernandes Jácome, a Jornada Pedagógica tem por finalidade promover a formação e a conscientização das famílias no papel educativo dos filhos. “Promover ações comunitárias na área social, produtiva e econômica, formalizar parcerias, promoção de mobilizações, festas, campanhas e mutirões, envolver as associações dos chacareiros e dos assentamentos, na perspectiva de construir uma gestão colegiada, fortalecer o trabalho de equipe com tarefas compartilhadas e responsabilidades em comum, criar a prática do planejamento participativo. Essa é a finalidade da Jornada Pedagógica”, afirmou Jordana Jácome.
De acordo com a coordenadora da Educação do Campo da Semed, Joselaine Queli Fiametti, o foco das jornadas pedagógicas é o diálogo e o aprofundamento de saberes. “Buscar a produção de novos saberes do campo, construídos a partir dos sujeitos educativos que vivem essa realidade. Dessa forma as jornadas pedagógicas irão contemplar as atividades didáticas realizadas no tempo escola e no tempo comunidade. O objetivo, portanto, é a construção de um novo saber em suas múltiplas dimensões, política, social, cultural, ambiental, cognitiva, afetiva, ética, estética, técnica e tecnológica”, Joselaine Queli.
O aprofundamento dos estudos é uma oportunidade para os alunos e a comunidade refletirem sobre a realidade, manifestarem compreensão e atitudes em relação às contradições e possibilidades que a realidade apresenta.
Cronograma
ETI - Luiz Nunes de Oliveira (12/04);
ETI - Marcos Freire (12/04);
ETI - João Beltrão (17/04);
ETI - Aprigio Thomaz de Matos (19/04).
ETI- Professora Sueli Pereira de Almeida Reche (26/04).
Nenhum comentário:
Postar um comentário