segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eu tenho CPF! Alunos da Escola Aprígio tiram documentos.


Conferência de documentos. Será que está tudo aí?



                Na manhã da última quinta-feira (22/09), os alunos da Escola Aprígio, zona rural de Palmas, que estudam no 9º ano do ensino fundamental chegaram à escola mais ansiosos do que outros dias. Eles, juntamente com seus pais, aguardavam inquietos, formavam grupos, conferiam papéis, verificavam bolsas e perguntavam constantemente pelo horário... e quando questionados sobre o que acontecia, respondiam empolgados: “estamos aguardando o momento da partida para a sede da cidade. Vamos tirar nosso CPF na agência dos Correios”. Era mais uma ação de sucesso realizada pela escola que culminava naquele dia.

            O projeto objetiva que todos os alunos recebam condições de emitirem seus documentos pessoais, especificamente o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro da Pessoa Física), começando das séries finais do ensino fundamental até a turma de educação infantil.  “São documentos de singular importância para o efetivo acesso a direitos como cidadãos. Enquanto instituição que representa o poder público, precisamos oferecer isso aos nossos alunos.” explica o diretor da escola Francisco Alves.
              Além das visitas à sede da cidade, a equipe tem programado receber técnicos do Instituto de Identificação do Tocantins na própria escola, que já confirmaram presença e esclareceram que não serão cobradas dos alunos as tradicionais taxas para a emissão dos RG (popular identidade).

              As ações seguem recomendações da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palmas e ainda envolvem a atuação interdisciplinar e transversal dos professores em diversas áreas. "Cada educador busca elucidar a compreensão dos significado, razão, importância, cuidados e uso correto dos documentos pessoais." comenta o supervisor pedagógico Marlon Santos.

           É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos indo além do ensino teórico do que é um documento. Ela está literalmente construindo identidades.

domingo, 25 de setembro de 2011

Alunos da Escola Aprígio vão participar do processo seletivo do IFTO

Raquel e Antônio: "vamos estar entre os classificados!"
         O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), abriu as inscrições para o Processo Seletivo para Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio, para o ano letivo de 2012.  E os alunos eu estudam o 9º ano do ensino fundamental na Escola Aprígio pretendem estar entre os 260 que preencherão as vagas oferecidas nos Cursos Técnicos de Nível Médio, no Campus de Palmas. 

                Dentre os oferecidos faz sucesso entre as matriculas dos alunos da escola, ora na  primeira, ora na segunda opção, os cursos de: Técnico em Agrimensura, Técnico em Agronegócio, Técnico em Eletrônica e Técnico em Informática.

                “As inscrições ainda estarão abertas até o dia 15 de novembro. Mas ao ficarmos sabendo da abertura através do professor Itamar, durante o encontro de formação aos professores do campo,  não perdemos tempo para que nossos alunos alcançassem o período de inscrições com isenção da taxa.” Informou o diretor da Escola Francisco Alves, enquanto organizava a comitiva de alunos que foi acompanhada pela professora Rosiane para protocolarem seus documentos na sede do IFTO. 

                A Escola segue recomendação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palmas, que orienta gestores a garantirem que os alunos participem de todos os processos seletivos disponíveis. “Estou estudando e vou estudar mais. Os professores da escola estão nos ajudando e estou confiante de que uma vaga é minha.” Diz o aluno Antônio que foi o primeiro a fazer sua inscrição.

                   Veja mais informações sobre o assunto no site do IFTO (clique aqui).

                É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos esforçando-se para que seus alunos alcancem as oportunidades que o poder público oferece para a transformação da comunidade local.

sábado, 24 de setembro de 2011

Escola Aprígio vai participar do Festival da Criança 2011


           Durante os meses de setembro e outubro acontece em Palmas o Festival da Criança 2011. Uma realização da Prefeitura de Palmas, através do Núcleo de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação. E os alunos da Escola Aprígio, mesmo com as dificuldades inerentes à localização da Escola e residência dos mesmos, vão participar de diversas modalidades. “Estamos organizando nossas equipes e notamos o quanto as crianças estão ansiosas e empolgadas com as atividades.” Comenta a professora de Educação Física, Rosiane Marques.

              São atividades que “visam integração das escolas das redes pública e privada, oportunizando a inclusão dos alunos juntamente com a comunidade escolar.” A organização do evento acredita que “ao participarem de jogos recreativos, motiva-se a iniciação esportiva e propicia-se às equipes das escolas um intercâmbio esportivo e recreativo, que contribui para a formação global do educando.”

             “Comungamos com os organizadores, parabenizamos a Secretaria e não vamos deixar nossos alunos perderem a oportunidade.” diz o diretor da Escola Francisco Alves.

              Na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos a educação não é uma festa. É um Festival constante.

            Veja mais detalhes sobre o evento:

Período dos Jogos :
De 26 de setembro a 20 de outubro de 2011.
Categorias e Modalidades:
a) 8 e 9 anos:
 Futsal masculino - 10 atletas;
 Queimada mista - 12 atletas (6 meninos e 6 meninas);
 Cabo de guerra - 10 atletas (5 meninos e 5 meninas);
 Corrida do saco - 10 atletas (5 meninos e 5 meninas);
 Xadrez;
 Judô;
 Mini Atletismo - 10 atletas (5 meninos e 5 meninas).
 Ginastica Geral.
b) 10 e 11 anos:
 Futsal masculino 10 atletas;
 Futsal feminino -10 atletas;
 Queimada mista -12 atletas (6 meninos e 6 meninas);
 Mini Handebol misto -10 atletas; (5 meninos e 5 meninas);
 Mini Voleibol misto -12 atletas (6 meninos e 6 meninas);
 Mini Basquetebol misto -10 atletas (5 meninos e 5 meninas);
 Xadrez;
 Judô;
 Mini Atletismo - 10 atletas (5 meninos e 5 meninas)
 Ginástica Geral.
Sistema de disputa:
As atividades serão realizadas por regiões. Os jogos serão entre as escolas do setor, de acordo com a programação definida após confirmação das escolas inscritas por modalidade. Não haverá fases, os jogos serão realizados no período pré-estabelecido pela organização. Os confrontos serão definidos no local da realização do evento, conforme ordem de chegada, número de participantes, vitórias e tempo disponível para realização das partidas. O Festival de Mini Atletismo será realizado em formato de circuito. Não haverá congresso técnico em nenhuma modalidade.

Inscrições:
As inscrições serão realizadas por meio de oficio da escola confirmando as atividades que a Unidade de Ensino estará participando, devidamente assinada, especificando a Faixa etária modalidade e sexo dos participantes. Observar nas fichas de Inscrição o numero máximo de crianças por
Modalidade.

Premiação:
O professor deverá, em cada dia de competição da sua Região, apresentar à Comissão Organizadora, uma relação com o quantitativo de crianças inscritas presentes, para receber as medalhas de participação. A entrega deverá ser realizada em cada escola, em solenidade especial.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aprígio recebe Encontro de Formação aos Professores do Campo


 

                                     A Escola Aprígio se preparou e se ornamentou para receber com carinho aos professores que atuam nas escolas do campo de Palmas. Ela foi escolhida para sediar o encontro que acontece todos os meses sob orientação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palmas.
                 “Fiquei contente ao ver a equipe e os alunos empenhados em preparar o espaço do encontro, os equipamentos necessários, as lembrancinhas, a programação, a alimentação, e os cartazes de boas vindas aos colegas professores do campo.” Agradece o diretor da escola Francisco Alves.
 
             A abertura na parte da manhã contou com apresentações culturais de alunos e momento de reflexão e oração; os professores continuaram então os estudos e a construção do referencial curricular para a parte diversificada do currículo das escolas do campo. “Pretende-se dar continuidade ao processo, com o objetivo de distribuir os conteúdos curriculares por série, elaborar o instrumento de avaliação e adequação às necessidades, questões e interesses dos estudantes do campo.” explica a professora Queli Fiametti, da Diretoria de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação.

                Na parte da tarde, após a participação dos professores músicos que atuam nas Escolas Sueli Rache e Marcos Freire, os educadores estudaram o tema “Interdisciplinaridade - princípios e contextualização” sob orientação da formadora Noeli Maria Sturmer. Estudo que contou com a participação dos formandos quando recebiam a oportunidade de expor suas experiências em sala de aulas e seus conhecimentos sobre o assunto.





               Cada escola do campo possui sua particularidade assim como os sujeitos que as constituem. Ao escolher como locais as próprias escolas, os encontros promovem a formação continuada almejada, ao mesmo tempo em que garantem a interação entre os educadores que atuam nos quatros ventos do município.

                     É assim! Na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos um encontro de formação vai além e se transforma em um encontro de convivência e troca de experiências. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mapas e Atualidades: a oficina do mundo


Os alunos do ensino fundamental da Escola Aprígio estão viajando pelo mundo com a oficina de Mapas de Atualidades ministrada pela Geógrafa, professora Cinira Aires Mendes. A ação pretende alcançar todos os alunos em grupos de dezesseis que vão sendo intercalados durante o ano letivo.

Segundo a professora Cinira: “os alunos já fazem discussões e estudos sobre ao espaço, regiões, posições geográficas, características físicas e políticas dentre outras.” A professora comenta que a oficina está em fase de implantação, aguardando alguns materiais, mas, é otimista em continuar com a ação e cumprir seus objetivos.

A supervisora pedagógica Divina Diva, explica que existe o cuidado para que o trabalho pedagógico e as teorias de aprendizagem sejam devidamente dimensionados. “Com as oficinas vamos continuar mostrando as várias formas de se apresentar o espaço geográfico, a ação irá além da análise de mapas, pois queremos chegar à construção de maquetes.” diz Divina.

Na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos os mapas e as atualidades são mais que desenhos e notícias: é conhecimento.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Escola Aprígio firma parceria para combater queimadas




                  A Escola Aprígio fica na zona rural de Palmas, atendendo alunos que residem nas regiões do Lago e da Serra Carmo. Áreas que sofrem com as queimadas nesta época do ano. Este ano as ações de educação contra as queimadas será reforçada pela parceria firmada com a Secom.

                  As ações são geridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e fazem parte da Campanha contra Queimadas no Estado para 2011. Os técnicos da Secom treinaram uma multiplicadora e a professora Valdirene vai coordenar as ações de forma interdisciplinar, através da atuação transversal dos conteúdos educacionais, para que os objetivos sejam alcançados conforme o Programa de Ações e de Controle das Queimadas e do Tocantins (Pacto).

               É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos fazendo sua parte para que o Tocantins não desapareça na fumaça.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

5º ano lança Galeria de Arte dentro da sala de aula



                    Os alunos do 5º ano do ensino fundamental que estudam na Escola Aprígio estão super empolgados com a galeria de artes que construíram dentro da sala de aula para exporem, inicialmente, suas obras de colagem em simetria. Trata-se de ação das oficinas pedagógicas que é realizado pela escola com todos os alunos, conforme modelo de educação integral da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palmas.

                As artes foram confeccionadas sob regência da professora Edna Lopes, que atua na turma com preocupação e dedicação. Elas ficam fixadas na parede da sala de aula, aberta aos colegas da Escola para apreciarem e fazerem suas leituras e releituras. “Aprendi a técnica com uma amiga e fique ansiosa em compartilhá-la com meus alunos. Eles gostaram tanto que vamos continuar construindo outras obras.” Comenta a professora Edna.

            Além das ações com produções na área de artes, a professora tem oferecido aulas de reforço à turma durante as oficinas. A simetria é trabalhada de forma interdisciplinar, pois é observada em formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos. “Os próprios alunos buscam o reforço. Os pais aprovaram e acompanham o processo. Isso nos deixou animados a prosseguir com a ação.” diz o diretor da escola Francisco Alves.

             "Simetria, isometria, geometria?” Na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos essas palavras não são apenas conhecidas: são amigas dos alunos.

sábado, 17 de setembro de 2011

Os Flautistas do Lago abrilhantam encontro de Formação do Campo

Da esquerda para a direita: Moisés, Aarão, Kevin, Josué e Igor.
Os alunos da Escola Aprígio enriqueceram o encontro de formação aos professores do campo, que aconteceu na sede da Escola na última sexta-feira (16/09). O grupo de flautistas utilizaram flautas doces para comover os presentes entoando as músicas o Mágico do Oz e Tocantins.
O grupo Flautistas do Lago é um dos grupos artísticos que a escola possui. Formados por alunos do ensino fundamental que participam das aulas de músicas, artes, dança e outras modalidades oferecidas na forma de oficinas a todos os alunos da Escola, dentro da estrutura de educação integral mantida pela Secretaria Municipal de Educação.
“Ficamos nervosos, mas gostamos de apresentar as músicas.” empolga-se Kevin, um dos alunos. “Garantir a nossos alunos mostrarem seus talentos é muito gratificante, e não poderíamos deixar passar essa oportunidade.” Diz a professora Benemária Mouzinho, que é Secretária na Escola e acompanha de perto o grupo.
 
Aproveitar os recursos e os momentos, por mais simples que possam parecer, para formar cidadãos. Na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos isso é mais que lema, é ação.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Artemísia comove professores ao recitar “obrigado ao homem do campo”


Artemísia e Igor durante a aprensentação.
 
O Encontro de Formação Continuada aos Professores do Campo, que aconteceu na última sexta-feira (16/09) na Escola Aprígio, foi marcado por muitas emoções. Uma delas foi a apresentação da aluna Artemísia Soares Limeira, com fundo musical tocado pelo aluno Higor Parente Almeida, que cursam o 9º ano do ensino fundamental na instituição.
Orientada pela professora Livia Luiz de Moraes que ministra aulas e oficinas de Artes e Teatro na unidade de ensino, Artemísia declamou com esmero a música “obrigado ao homem do campo” cantada, dentre outros, por Dom e Ravel. E o resultado já era esperado: comoção e lágrimas dos presentes que fazem parte, direta ou indiretamente, da rotina das pessoas que atuam no campo.
Os educadores que atuam em escolas do campo conhecem as inúmeras dificuldades que os sujeitos que moram nestas áreas passam para conseguirem sobreviver. “Ouvir frases de agradecimentos formuladas há muitos anos, mas atualizadas pela continuidade dos sistemas políticos que marcam nosso país, é mais que uma reflexão, fez parte de nossa formação no dia de hoje.” Diz Marlon Oliveira, supervisor pedagógico na Escola.
Na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos é preocupação constante dos educadores que os alunos aprendam a mais que ler...  que tornem-se multiplicadores de conceitos justos e isonômicos.
Acompanhe a letra da música:


Obrigado Ao Homem do Campo
(Dom e Ravel)
Obrigado ao homem do campo
Pelo leite o café e o pão
Deus abençoe os braços que fazem
O suado cultivo do chão
Obrigado ao homem do campo
Pela carne, o arroz e feijão
Os legumes, verduras e frutas
E as ervas do nosso sertão
Obrigado ao homem do campo
Pela madeira da construção
Pelo couro e os fios das roupas
Que agasalham a nossa nação
Pelo couro e os fios das roupas
Que agasalham a nossa nação
Obrigado ao homem do campo
O boiadeiro e o lavrador
O patrão que dirige a fazenda
O irmão que dirige o trator
Obrigado ao homem do campo
O estudante e o professor
A quem fecunda o solo cansado
Recuperando o antigo valor
Obrigado ao homem do campo
Do oeste, do norte e do sul
Sertanejo da pele queimada
Do sol que brilha no céu azul
Sertanejo da pele queimada
Do sol que brilha no céu azul
E obrigado ao homem do campo
Que deu a vida pelo Brasil
Seus atletas, heróis e soldados
Que a santa terra já cobriu
Obrigado ao homem do campo
Que ainda guarda com zelo a raiz
Da cultura, da fé, dos costumes
E valores do nosso país
Obrigado ao homem do campo
Pela semeadura do chão
E pela conservação do folclore
Empunhando a viola na mão
E pela conservação do folclore
Empunhando a viola na mão



COM-VIDA: diretores de escola ganham mudas de Pau-Brasil


O encontro de formação continuada aos professores do campo, que aconteceu na Escola Aprígio na última sexta-feira (16/09) foi marcado por várias ações. Uma delas foi cumprindo atividade programada pelo projeto COM-VIDA realizado pela Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Palmas.
A ação prevê a entrega de mudas e sementes de árvores nativas, frutíferas, ornamentais, medicinais, flores ou mesmo destinadas ao cultivo de hortas, àqueles que visitam a Escola. Como no encontro de formação havia muitos visitantes a equipe resolveu entregar uma muda de Pau-Brasil aos diretores das Escolas participantes, para que estes cuidassem para que a muda fosse devidamente plantada em suas respectivas escolas.
“Ainda estamos no começo do projeto e não temos mudas suficientes para todos. Acreditamos que a entrega de uma muda ao diretor da Escola é importante, pois, a cada muda plantada, o meio ambiente agradece.” Explica o diretor da Escola Aprígio, Francisco Alves.
Que cada ser humano tenha o cuidado de plantar e cuidar de, pelo menos, uma árvore em sua trajetória de vida, é o um dos objetivos que a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos, pretende alcançar com seus sujeitos e com aqueles que lhe visitam.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Encontro da COM-VIDA fortalece ações em prol do meio ambiente


Serra do Carmo é uma das belezas naturais de Palmas-TO.
             
               Uma verdadeira delegação representou a Escola Aprígio no Encontro de Formação da COM-VIDA na última terça-feira. Uma das ações que a unidade de ensino realiza em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em seu Núcleo de Educação Ambiental.

                 "Mesmo com as dificuldades inerentes à localização da escola, fazemos o possível para não perder momentos como este, pois comungamos com a SEMED de que são de grande importância para a comunidade escolar no alcance dos objetivos da instituição." Diz o Diretor da Escola, Francisco Alves.

               Na "delegação aprigiana" estão:
                            - Representando os professores:
                                                      Divina Diva, supervisora pedagógica.
                                                      Edna Parente, professora no 1º Ano.
                                                      Cinira Aires, professora de Geografia.
                            - Representando os alunos:
                                                      Thaynara Silva do 6º Ano.
                                                      Djalma Almeida do 7º Ano.
                                                      Adelcimara da Silva do 7º Ano.
                                                      Maria Brenda Nunes do 5º Ano.
                                                      Jardane Nazário do 6º Ano.
                                                      Ritalene Abreu do 6º Ano.
                            - Representando a ACE – Associação Comunidade Escola:
                                                      Zuleide Fraga, Vice-Presidente da ACE.
                                                      Valdirene Gomes, Articuladora Ambiental.
                                                      Zimalda Alves, professora do 2º Ano.


Capa da apostila estudada com
orientações para as ações.

                Além dos estudos relacionados à formação, avaliação de instrumentos, criação e implementação de ações em prol do alcance dos objetivos da Agenda 21. O momento oportunizou a troca de experiências entre técnicos, alunos e professores das escolas participantes.

              É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos fazendo sua parte enquanto instituição educacional na Política Nacional de Educação Ambiental.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Doença de Chagas? Projeto Saúde na Escola recebe Agentes de Endemias


Agentes de Endemias: Oscar e Isaías
             Não se alcança educação de qualidade sem também promover a saúde do educando. Preocupada com isso, a Escola Aprígio esforça-se para garantir, de forma transversal e interdisciplinar, ações que fortalecem a saúde preventiva (e encaminhamentos de tratamento) dos alunos que estudam na unidade de ensino. Provendo ainda ações que chegarão aos pais e responsáveis dos alunos de forma direta e indireta.
            Na última terça-feira, a principal parceira do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde, enviou à Escola dois de seus Agentes de Endemias: senhores Oscar e Isaías. A missão foi cumprida com esmero ao palestrarem para os alunos das turmas de 7º, 8º e 9º anos sobre “Doença de Chagas – previnir para cuidar” (veja os folhetos desta matéria).
O ciclo da Doença de Chagas
            Os alunos tiveram oportunidades de esclarecer dúvidas sobre os cuidados para evitar a doença, reconhecimento do inseto barbeiro (transmissor da doença) e formas de tratamento. Sendo motivados a se tornarem multiplicadores das informações para seus colegas, famílias e amigos.
            Sim, é a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos preocupada com a saúde pública e fazendo sua parte enquanto instituição de ensino.

Aprígio está on-line



Olá Amigos da Escola Aprígio!
Estamos cadastrados e on-line no Skype.
Assim como conectados via MSN.
Convidamos a todos para manter conexão.
Acreditamos que isso facilitará, ampliará e barateará nossa comunicação.
Aguardamos.
Nossa conta: etiaprigio@hotmail.com
Abraços.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escola Aprígio está conectada

Alunos e professores já estão fazendo uso da internet.
         Esta segunda-feira (12/09) foi uma euforia geral entre alunos e professores da Escola Aprígio em torno dos computadores que existem na unidade de ensino. Empolgação que aumenta a cada dia. Trata-se da curiosidade de muitos, rotina para alguns e novidade para outros sobre a internet, serviço que passou a funcionar na Escola pela primeira vez.
A Prefeitura construiu uma torre de 40 metros para o pleito.
         O Projeto Inclusão Digital é uma das ações que a Escola pretende realizar graças ao investimento da Prefeitura de Palmas na estruturação do sistema de redes e na construção de uma torre de quarenta metros para alcançar o sinal da internet à rádio; investimentos que conectaram os computadores da Escola com a rede mundial de computadores.
         Os recursos foram disponibilizados em maio e desde então a escola passou por diversas adequações, recebeu visitas de vários técnicos, viu subir e descer torres em diversas posições e tamanhos, até concretizar o sonho que era esperado com ansiedade pela comunidade escolar. “Melhorar a estrutura das escolas municipais é um compromisso da atual administração.” reforçou o Secretário Zenóbio Júnior em reunião com os Diretores do Campo em agosto, quando questionado sobre o investimento.
         Com a conexão, a atualização deste site de notícias ficará mais rápida e assídua, vai garantir que os professores passem a fazer uso do Diário-Web (clique aqui e saiba mais), além de ações que enriquecerão o processo de ensino e aprendizagem.
         É a Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos garantindo que sua comunidade escolar esteja devidamente capacitada para a inclusão digital estabelecida mundialmente. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reunião da ACE fortalece a Escola




              O dia 01 de setembro foi marcado pela presença dos membros da ACE – Associação Comunidade Escola na Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos. Trata-se da Assembleia Ordinária da instituição que é parceira na gestão compartilhada da escola.
                A ACE é constituída pelos educadores, alunos, pais, responsáveis e amigos da Escola Aprígio e se reúne para deliberar sobre os assuntos de interesse da unidade de ensino, além de analisar e colaborar com a atuação administrativa e pedagógica.
                Na ocasião os pais receberam uma palestra ministrada pelo Diretor da Escola, professor Francisco Alves sobre o papel dos pais que possuem alunos em escola de tempo integral. Expondo as atuações que os educadores realizam em parceria instituições, pais e responsáveis que garantem o sucesso da meninada.
                Os pais também acompanharam a prestação de contas de recursos recebidos para a compra de equipamentos da cantina, reforma e ampliação, instalação de internet, materiais pedagógicos e acessórios que garantirão mais condições de trabalho aos servidores, bem como mais agilidades nas rotinas da unidade de ensino.
                Em outro momento o supervisor pedagógico Marlon Oliveira apresentou os gráficos e relatórios da progressão dos alunos nos primeiro e segundo bimestre analisados nas avaliações qualitativas e quantitativas que a escola promove. De modo que os pais puderam acompanhar a progressão de cada aluno através dos boletins escolares que foram entregues aos mesmos.
        
                O momento também foi marcado pelo debate em prol da revisão do PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola, que se encontra em fase final de atualização. Os presentes puderam avaliar, opinar e fazer intervenções sobre as diversas rotinas e instâncias que compõem a Escola, desde o transporte escolar até a avaliação dos alunos.

              Ao final, o encontro foi fechado com chave de ouro em uma das ações da COM-VIDA (Agenda 21), na qual os presentes plantaram de forma coletiva mudas de árvores e plantas ornamentais que arborizam o espaço escolar. Os pais, mães, tias, avós e amigos presentes formaram um mutirão que garantiu o plantio em tempo recorde, seguindo todos os cuidados necessários recomendados pelo Biólogo da Escola, professor José Geraldo.

               São momentos ímpares como esse que fortalecem a interação comunidade escola e estão garantindo conquistas na educação que é oferecida na Escola de Tempo Integral Aprígo Thomaz de Matos.